terça-feira, 23 de junho de 2009

Meu caminho, minha vida
Nasci em 01 de outubro de 1972,no hospital de Paulo Fortes na cidade de São Mateus do Sul,PR onde vivi até os meus 03 anos de idade. Quando meu pai fez um teste para trabalhar na Empresa Rigesa em Três Barras e foi chamado. Viémos morar em Marcílio Dias, Distrito da cidade de Canoinhas - SC, onde moramos por dois anos, como a empresa ficava em Três Barras, mudamos para lá. Foi aí que começou meu processo de letramento na escola, (antes disso em casa com meus irmãos mais velhos, pois sou a casula de uma familía de dez irmãos). Fui matriculada na escola "Jardim de Infância Mery Bechara Seleme" onde foi de fundamental importância para meu caminho escolar, onde caminho atualmente, sempre almejando o rumo certo das letras pois, sou uma professora preocupada com o ensino-aprendizagem dos alunos que passam pelas escolas onde leciono minhas aulas de língua portuguesa e inglês e não somente com os meus alunos, mas das diversas redes de ensino. Pois, estamos passando por momentos complicados em nossa sociedade, violência, falta de condições de vida, para muitas crianças e jovens, desemprego, corrupção, falta de perspectivas de vida para muitos...com isso os reflexos estão em nossas salas de aula. Muitas profissionais desatentos as mudanças, desgastados por lutas falhas, leis não cumpridas, juntando tudo isso a consequência está aí, jornais, revistas estampando os fracassos escolares e fica minha perguta: Onde chegaremos com tudo isto?
Mas voltando ao meu processo de letramento...Sinto-me uma pessoa privilégiada,pois fui educada numa familía que primava pelo amor, sinceridade, humildade, verdade, conceitos hoje pouco lembrados pelos segmentos da nossa sociedade. Ingressei no ensino fundamental aos sete anos de idade,Colégio General Osório em Três Barras,minha primeira professora é uma fada as vezes a encontro quando vou a cidade, mesmo jeitinho parece que o tempo não passou para ela. Me alfabetizei com a cartilha do barquinho amarelo, lembro-me até hoje. Sempre gostei das letras , lia muito. Meu primeiro livro foi A mina de ouro, meu pai quem me deu. Ele era um italiano durão por fora e maravilhoso por dentro queria o melhor para seus filhos. Minha mãe preocupava-se em manter a casa sempre perfumada e arrumada, ordem mas nunca foi omissa na minha vida escolar. Os anos passaram com isso concluí a oitava série. Ensino Médio Magistério por opção na Escola de Educação Básica Colombo Machado Salles em Três Barras. Formada e agora José o tempo passou, a luz brilhou o caminho abriu e agora?..........?..........?..........?...........Vestibular de letras União da Vitória, décimo sexto lugar. Vitória,trabalho, estudo,namoro enfim uma rotina gostosa que me fez muito bem. Formei-me em dezembro de 1995. Casei em julho de 1996, tenho duas filhas maravilhosas Camila e Alexia e meu esposo Alexandro. Enfim estou sempre buscando novos horizontes. Em 2000, fiz minha especialização, Língua Portuguesa e Literatura, na mesma faculdade em que me graduei. Muitas capacitações na área, e nunca tive medo do novo, tanto que estou atuando no Gestar II, como formadora; esperando alcançar objetivo almejado pelo Mec e o nosso Estado.
Sou professora de língua portuguesa,
buscando,estudando,renovando
aprimorando e gestando
conhecimentos sempre .

terça-feira, 9 de junho de 2009

INICIO GESTAR LP
2oo9
14 de abril,salão nobre da escola Almirante Barroso,abertura do gestar no munícipio de Canoinhas com a gerente Francisca Stoker Maiorki,seguindo com a coordenadora Goreti Moreschi,apresentação do progroma Gestar ll e os gestores Adão Lourenço,Selma Dal Comuni Augusto.
A coordenadora Goreti apresentou a importância da formação continuada para todos os profissionais da aréa da educação .Após esse momento os gestores conversaram com os cursistas ,entregando o material do gestar ll e iniciaram os estudos .Com apresentação no datashow sobre as tps e o guia geral finalizando com um pedido aos cursistas para a leitura do material do gestar ll para o próximo encontro.
28 de abril,tp lll,gêneros textuais ,um breve resumo dos gêneros no datashow que aconteceu até o intervalo,logo após foi trabalhado a atividade da casa com os seguintes comandos:vender a casa,comprar a casa,tombar a casa e roubar a casa.Em seguida os grupos interagiram com a atividade e apresentaram.
12 de maio,filme narradores de javé,debate sobre o mesmo e atividades da tp lll,avaliação do curso (andamento do curso).
19 de maio,para fechamento da tp lll,pedimos para os cursistas que formassem quatro grupos para a apresentação da tp lll.
26 de maio,iniciamos o estudo da tp lV,fizemos uma atividade(dinamica),com os cursistas para que relatassem sobre sua história da vida escolar.Logo após demos início ao estudo sobre a letramento não conseguindo o termino da atividade,ficando para o próximo encontro.
02 de jnho,prosseguindo com o estudo do letramento,levantando debates,conflitos de ideias e analise.em seguida grupos estudaram e apresentaram as seguintes propostas:
_gramática tradicional;
_textos literários e não literários;
_gêneros textuais contemplando todos os aspectos propostos nos grupos anteriores.

segunda-feira, 8 de junho de 2009